Este produto está indisponível temporariamente. Pode-nos enviar um pedido de informações.
Tal como o nome do vinho indica, o “Primeiras Vinhas” resulta de uvas de uma parcela plantada há já mais de 40 anos.
Esta parcela tem uma ótima exposição solar e o seu nome, “Soalheiro”, deriva daí e acabou por dar o nome à marca em 1982.
Este vinho mostra uma estrutura elegante e uma complexidade pouco comum em Monção e Melgaço, ao usar vinhas velhas para criar uma nova expressão do potencial da região para fazer grandes vinhos.
Terroir: As nossas Primeiras Vinhas são junto à adega, numa das zonas com melhor exposição solar na freguesia de Alvaredo.
O vale onde está inserida, protegido a Norte e a Sul por montanhas e suficientemente interior para escapar à marcada influência atlântica, tem um microclima particular: aqui a temperatura, a quantidade de chuva e o número de horas de sol, proporcionam as condições ideais para a melhor maturação do Alvarinho.
Vinificação: As uvas são vindimadas à mão a partir das vinhas com mais de 40 anos. A fermentação ocorre principalmente em inox, com 15% do volume total fermentado em barricas de carvalho usado, dando assim, maior complexidade ao vinho.
Segundo o enólogo, "a filosofia é manter o vinho em contacto com as borras através da bâtonnage, dando-lhe uma maior estrutura e um carácter diferente da maioria dos outros vinhos da região dos Vinhos Verdes". O vinho estagia durante 6 meses antes do engarrafamento.
4.0
1 Avaliação