Joaquim Alfredo Esteves Pinheiro (1910-1985), natural da freguesia de Pias, Monção, foi um empresário que, ao longo de décadas, se dedicou, de forma incansável, à defesa do Alvarinho enquanto casta primeira da sub-região demarcada de Monção-Melgaço, tendo estado, inclusivamente, na origem do movimento cooperativo-vinícola da região. A sua devoção pela vinha e pelo vinho, ficava ilustrada pelo seu hábito de falar com as videiras, enquanto lhes prestava os tratamentos necessários.
Em 1987, os seus filhos José, Fernando, Augusta, Joaquim e António, pela iniciativa do mais velho, José Pinheiro, fundaram a "Sociedade Agrícola Casa Pinheiro, Lda.". Mais do que a criação dum negócio familiar, tratou-se do tributo necessário à vida que Joaquim Pinheiro dedicara à vinha e ao vinho Alvarinho.
Em 1988, sob a gestão de José Pinheiro, foi lançado no mercado o primeiro mono-varietal de Alvarinho "Quinta de Alderiz" e desde então, todos os Invernos, é apresentado o "Quinta de Alderiz", um Alvarinho de alvíssima cor e aromas cítricos inconfundíveis.
Mais tarde, em 1995, foi introduzido o "Adoraz", um vinho que mistura Alvarinho e Trajadura, leve e de singular frescura, que passou, gradualmente, a representar uma importante parte na vida da sociedade.
Desde 2008, foram exploradas novas ideias como é o caso do "Nectar de Alderiz" ou o "Espumante Alderiz" que são grandes sucessos atualmente.
A Quinta de Alderiz está situada no coração do Alto-Minho, mais propriamente na freguesia de Pias, sub-região vitivinícola de Monção/ Portugal, com uma área total de 12 hectares de vinha continua. As vinhas, com uma idade media de 25 anos, estão implantadas em solo de origem granítico-argiloso e beneficiam de um micro-clima excepcional. A condução foi realizada em cordão simples o que garante um melhor controlo sanitário.
Obtido 100% com uvas da casta Alvarinho, produzidas na propriedade Quinta de Alderiz, na posse da familia Pinheiro desde meados de séc. XX, utilizando processos culturais que aliam tradição e inovação, o vinho Alvarinho Quinta de Alderlz é o testemunho actual das peculiares potencialidades desta região e da casta Alvarinho.
A excepcional localização das vinhas, a conjugação de factores naturais, solo e clima, e o saber de uma geração de viticultores são as razões que permitem a produção deste vinho branco de notável.
A vinificação do Alvarinho Quinta de Alderiz segue o modelo clássico da vinificação dos vinhos brancos com particular cuidado em respeitar a qualidade intrínseca das uvas da casta Alvarinho. Para o efeito a vindima é efectuada manualmente para caixas de 15 Kg de capacidade que rapidamente são transportadas para a adega. O resultado de todo o processo, é um Alvarinho de cor citrina, com aroma intenso, frutado e floral, com sabor à casta, fresco mas macio, de bom corpo, harmonioso e prolongado final e prolongado final de boca.
Para revelar toda a potencialidade de aroma e sabor deve ser apreciado a uma temperatura de 12°C.
Ao registar-se na nossa loja permitir-lhe-á acelerar o processo de checkout, adicionar múltiplos endereços de envio, ver e seguir encomendas e muito mais.