A Adega do Sossego, além de produtor de vinho alvarinho, é também um dos mais conceituados restaurantes da sub-região de Monção e Melgaço.
António Castro (ou Toninho, como é conhecido), que na época trabalhava nas Termas de Melgaço era também proprietário de um café que já tinha outrora pertencido aos seus pais e que deu o nome de Fonte Três, o negócio começou a correr bem, graças ao vinho Alvarinho da sua produção ali servido e aos petiscos que o acompanhavam, acabando este sucesso por ditar a saída das termas e a dedicação por completo à gastronomia.Como, por vezes, a animação no Fonte Três era grande, os clientes habituais começaram a pedir um espaço mais recatado, longe da vista e da estrada nacional, onde, com Sossego, se pudesse conversar, comer um petisco e provar os vinhos.
Nas traseiras do Fonte Três, situava-se a adega antiga dos avós do proprietário, que acabou por servir para estes clientes e amigos obterem o tão desejado recato, nascendo assim, em 1991, o restaurante Adega do Sossego.
O restaurante procura dar a conhecer os sabores da autêntica cozinha portuguesa. Foi, em tempos idos, a casa dos avós do atual proprietário, onde hoje se podem degustar sabores de receitas antigas.Algumas das especialidades do restaurante, incluem, pão de milho, sável frito com arroz debulho, truta grelhada com presunto, lampreia de cabidela com arroz ou à bordalesa, vitela grelhada à Sossego e galo de cabidela. Para sobremesa sugere-se tacinha da adega e leite-creme.
O cultivo de vinha é uma tradição antiga na família, iniciada com apenas 5 parcelas, localizadas na Freguesia de Paderne no conselho de Melgaço. Atualmente as uvas que a Adega do Sossego utiliza já contam com 22 parcelas de vinha, numa extensão total de 2.8423 ha. localizadas maioritariamente na mesma freguesia, em solo de origem granítica, e localizadas em microclima muito particular no concelho de Melgaço, este microclima é caracterizado por ser um clima tipo temperado atlântico de influência continental, com Invernos frios e chuvosos e um verão quente e seco.
A presença de um conjunto significativo de superfícies de água localizadas nas proximidades (rio Minho e principais afluentes) induz uma regulação das temperaturas, o que faz com que as amplitudes térmicas sejam as adequadas para a produção de vinhos frescos e aromáticos. Apesar de já haver uma tradição familiar de várias gerações na produção de vinhos brancos e tintos caseiros, foi em 2002 que, numa vertente profissional que arrancou com a sua primeira produção de vinhos da casta Alvarinho sendo lançada para o mercado com a marca Adega do Sossego, inicialmente concebida para acompanhar os pratos servidos no restaurante, mas devido à sua qualidade e expressividade, rapidamente foi aumentando a produção, possibilitando a venda de vinhos e espumantes para o exterior.
Ao registar-se na nossa loja permitir-lhe-á acelerar o processo de checkout, adicionar múltiplos endereços de envio, ver e seguir encomendas e muito mais.